O Exame Hormonal na Saliva oferece a precisão necessária para a mensuração de vários hormônios no diagnóstico e estudos científicos. Vários estudos demonstram uma forte correlação entre os níveis de hormônio esteroides no sangue e na saliva (hormônio ativo ou “bio disponível”). Porém o teste salivar é o meio ideal para diagnosticar os níveis de hormônios esteróides, bio disponíveis ativos no tecido.
Além disso, os hormônios na saliva são excepcionalmente estáveis e podem ser armazenados em temperatura ambiente por até 10 dias sem afetar a precisão do resultado. Isto oferece máxima flexibilidade na coleta de amostras e envio.
Os níveis de hormônio no sangue representam o conteúdo total de hormônios em nosso corpo. A maioria dos hormônios do sangue, aproximadamente 95%, estão ligados a proteínas específicas – proteínas carreadoras – que as transportam através da corrente sanguínea e que podem ser consideradas como sendo as frações de armazenamento dos hormônios. Os 5% restantes representam os nossos hormônios livres, ou seja, aqueles que estão disponíveis para atuarem imediatamente nas células dos órgãos e tecidos alvo.
A nossa saliva contém esses hormônios livres, que podem ser medidos facilmente fornecendo um panorama mais específico daqueles hormônios que estão disponíveis biologicamente para os nossos tecidos, ou melhor, prontos para serem utilizados pelo nosso corpo.
É um instrumento que possui a acurácia necessária para o ajuste e monitoramento na terapia de reposição de hormônio (HRT), também é mais preciso e correto para detecção e monitoramento no tratamento de Fadiga Adrenal (“doença do stress”).
O Teste Hormonal Salivar é uma forma precisa e simples para o homem ou mulher para avaliar os atuais níveis de hormônios esteroides (por exemplo, estradiol, progesterona, testosterona, DHT) – em seu corpo sem ter coleta invasiva como na dosagem de sangue.
Por refletir desta forma, uma fotografia mais próxima dos níveis de hormônios bio disponíveis, a dosagem dos hormônios esteroides na saliva tem sido cada vez mais utilizada no monitoramento de reposição hormonal, avaliação do stress, programas de acompanhamento do envelhecimento, avaliações endocrinológicas e/ou ginecológicas, medicina esportiva, psiquiatria, nutrição, entre outras.
Atenção: este exame só pode ser realizado se coletado no tubo próprio.
Instruções para coleta
Material: Saliva
Preparo do Paciente:
- Pacientes em reposição hormonal precisam suspender o tratamento por 24 horas antes de iniciar a coleta de saliva;
- Mulheres que menstruam, realizar a coleta de saliva preferencialmente no 21º dia após o inicio da menstruação ou entre o 1º ao 14º dia do ciclo;
- No dia da coleta não realizar exercícios físicos intensos (musculação, exercício aeróbicos);
- Ao despertar há uma tolerância de até 50 minutos para a coleta da amostra desde que permaneça deitado (a) até o momento da coleta (as demais amostras não necessitam de repouso);
- Mulheres, não usar batom na hora da coleta;
- Por um período de 2 horas antes da coleta não é permitido qualquer tipo de alimentação ou bebida (com exceção de água);
- Imediatamente antes da coleta é aconselhável lavar a boca com água atráves de bochechos leves;
- A coleta não é recomendável em casos de lesões orais com sangramento ativo ou potencial;
- Evitar escovar os dentes pelo menos 2 (duas) horas antes da coleta para evitar sangramento gengival;
- Frasco para coleta: tubo próprio disponível no laboratório
Coleta de saliva:
Deverá ser colhido 3 ou 4 amostras no dia, conforme os horários de coleta explicados abaixo;
- Introduzir a saliva diretamente no tubo (colher acima da metade do tubo);
- Fechar bem os tubos após a coleta;
- Escrever seu nome nos tubos de coleta.
Observação:
O tubo pode ser encaminhado ao laboratório sem refrigeração.
No entanto, em casos onde o transporte não será efetuado no mesmo dia, aconselha-se a refrigeração da amostra entre 2 a 8 ºC (porta da geladeira) até o dia da postagem.
- A cada coleta de amostra é aconselhável guardar na geladeira;
- Preencher o Formulário de Sintomas Completo (Frente e Verso);
- Enviar o Formulário de Sintomas junto com os tubos de coleta;
- Envie o material via sedex (caso fora de Juiz de Fora) em embalagem de envelope tipo “bolha” ou caixa padrão correio.
HORÁRIOS PARA COLETA:
São 4 tubos etiquetados com os horários da coleta:
Madrugada: ……..(entre 01:00 e 05:00h)
* Caso acorde espontaneamente.
Manhã: …………….(ao acordar)
Tarde: ………………(entre)16:00 e 17:00h
Noite: ……………….(entre)22:00 e 23:00h
ATENÇÃO:
* 4 Amostras: Somente para pacientes que acordam de madrugada espontaneamente (entre 01:00 e 05:00h), assim colhido: madrugada, manhã, tarde e noite.
Os pontos da curva de CORTISOL irão variar de 3 à 4 dosagens, de acordo com a quantidade de tubos coletados.
Atualmente dosamos na saliva os seguintes hormônios:
Cortisol* |
Testosterona |
Estradiol |
Progesterona |
DHEA |
Androstenediona |
Estriol (Feminino) |
Estrona |
DHT- Dihidrotestosterona |
IGA Secretora |
Triagem de Leveduras |
Iodo |
Aldosterona |
Melatonina |
Pregnenolona |
3 Alfa Diol G |
|
|
Progesterona:
Deficiência: Estresse, preocupação, ansiedade, suores, ganho de peso, insônia, infertilidade, osteoporose, entre outros sintomas. Excesso: Sonolência, vertigens, ganho de peso, alterações no ciclo menstrual, entre outros sintomas. É um hormônio esteroide envolvido no ciclo menstrual feminino, na gravidez (suposta gestação) e embriogênese.
A progesterona também promove a diferenciação celular e promove a morte celular normal. É um principal protetor do câncer de mama, útero, miomas e cistos ovarianos. Os homens também produzem progesterona e estradiol, embora em quantidades bem menores que as mulheres (mais ou menos a metade). Estrogênios: Deficiência: Enxaquecas, osteoporose, suores noturnos, esquecimento, taquicardia, síndrome dos ovários microscopísticos, entre outros sintomas. Excesso: Inchaço, ganho de peso, náuseas, cãibras, ginecomastia (nos homens), entre outros sintomas. Um grupo de hormônio compostos, incluindo estrona, estradiol e estriol.
É o principal hormônio sexual em mulheres e é essencial para os ciclos menstruais. Embora os homens também tenham estrogênio, os montantes mais elevados são encontrados em mulheres. Testosterona: Deficiência: perda da massa muscular, anemia, distúrbios do sono, aumento da gordura corporal, entre outros sintomas. Excesso: Comportamento agressivo, acne, pelos indesejáveis, perda de cabelo, entre outros sintomas.
A testosterona é um hormônio essencialmente masculino, mas importantíssimo na mulher também, apesar delas produzirem 20 a 30 vezes menos do que os homens. É o principal hormônio do sexo masculino e um esteróide anabolizante. Nos homens, a testosterona desempenha um papel chave no desenvolvimento de tecidos masculinos reprodutivos, tais como a próstata e testículo, assim como promover características sexuais secundárias, tais como aumento de músculo, a massa óssea e do crescimento do cabelo do corpo.
DHEA:
Deficiência: Obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, depressão, perda da memória, entre outros sintomas. Excesso: Acne, aumento dos pelos faciais, impaciência, calvície, entre outros sintomas.
Um hormônio esteróide natural. É o esteróide secretório principal das glândulas supra-renais e é também produzido pelas gônadas e pelo cérebro. DHEA é o mais abundante hormônio circulante em seres humanos.
Cortisol:
Deficiência: Estresse, insônia, fadiga, falta de apetite, resistência insulínica, ansiedade, entre outros sintomas.
Excesso: diminuição da eficiência, perda de cabelo, entre outros sintomas. É um hormônio corticosteroide da família dos esteróides, produzidos pela parte superior da glândula supra-renal, diretamente envolvido na resposta ao estresse.
Sua forma sintética, chamada de hidrocortisona, é um anti-inflamatório usado principalmente no combate às alergias, a artrite reumatoide e alguns tipos de câncer.
Iodo:
Sinais e Sintomas: Hipotireoidimo, Aumento do Peso, Complicações na gravidez, Aborto, Defeitos de Nascimento, Atraso na maturação óssea,Cancêr de Mama, Cancêr de próstata, Cancêr de Tireóide, Fadiga, Cisto no Ovário, Bócio, Baixa Estatura, Doenças Fibrocística da Mama, Depressão, Insônia, Cretinismo, Atraso no Crescimento Físico e Mental Triagem.
Leveduras:
Há possibilidade de se detectar a presença de leveduras , que após a solicitação da identificação automatizada temos condições de identificar 35 espécies de Candida, incluindo Candida albicans 1 e 2, Candida glabrata, 07 espécies de Crytococcus e mais 20 gêneros diferentes. Há a possibilidade de realizar-se o ANTI-FUNGIGRAMA AUTOMATIZADO com concentração inibitória mínima (MIC) para as seguintes drogas: Flucitocina, Anfoterecina B, Fluconazol, Itraconazol, Voriconazol.